Significado de Trocar as bolas

O que é Trocar as bolas:

Trocar as bolas é uma expressão popular na língua portuguesa, utilizada como sentido figurado para dizer que alguém está confuso ou atrapalhado.

A frase "trocar as bolas" é considerada uma expressão idiomática, pois necessita de uma interpretação global da sentença, e não de cada palavra, para poder se compreender o seu significado figurado.

Analisada a partir de um ponto de vista literal, "trocar as bolas" significaria duas pessoas trocando, entre si, uma bola. Porém, esta frase é comumente empregada quando alguém se confundiu ou se atrapalhou em relação a algo.

Exemplo: "Ele acabou trocando as bolas e beijou a sua melhor amiga" ou "Ela trocou as bolas na hora de explicar o caminho para o taxista".

Em inglês, não existe uma tradução literal para a expressão "trocar as bolas", com o mesmo sentido para os falantes da língua portuguesa. No entanto, para transmitir o mesmo significado pode-se usar o get mixed up, que significa "confundir-se".

Exemplo: "I got mixed up and took Highway 100 South instead of North" ("Eu troquei as bolas e peguei a rodovia 100 sul, ao invés de seguir pela norte").

Data de atualização: 30/04/2015.