Significado de Tumor

O que é Tumor:

Tumor (neoplasia) é um termo usado para designar uma proliferação celular anormal, excessiva e descoordenada, que não cessa quando o estímulo inicial termina.

A palavra "tumor" vem do latim tumor, que significa inchaço.

A origem do tumor é multifatorial, com influência de fatores genéticos e/ou ambientais. Independentemente das causas, o tumor caracteriza-se pela perda da capacidade das células de controlar de forma adequada sua proliferação e diferenciação.

Os tumores possuem um parênquima, onde estão as células tumorais, e um estroma, constituído por vasos sanguíneos, tecido conjuntivo e células de defesa como macrófagos e linfócitos.

O parênquima do tumor é responsável pelas consequências patológicas e comportamento do mesmo, enquanto que o seu estroma torna possível e determina o seu crescimento.

Tumor Benigno

Os tumores benignos normalmente estão localizados em uma única massa tumoral, circunscrita por cápsula ou tecidos adjacentes comprimidos, manifestando-se por meio de ocupação de espaço e compressão.

Não apresentam risco de metástase (disseminação e crescimento das células tumorais em locais distantes da sua origem) e, quando removidos cirurgicamente, não voltar a surgir.

Quanto à nomenclatura, regra geral adiciona-se o sufixo “-oma” ao nome da célula tumoral (fibroma, condroma, lipoma).

Tumor Maligno

Os tumores malignos podem se disseminar para outros órgãos (metástase) e destroem tecidos adjacentes, levando à morte do indivíduo.

O tumor maligno também é chamado de "câncer", que significa "caranguejo" em latim. A razão para este nome pode estar relacionada ao fato do caranguejo prender-se de forma obstinada ao hospedeiro ou à semelhança visual do tumor com o mesmo.

Quanto à nomenclatura, são chamados de “sarcomas” (fibrossarcoma, condrossarcoma) e “carcinomas” (adenocarcinoma​). Também podem ser chamados de “tumor maligno indiferenciado”, quando são compostos por células pouco ou não diferenciadas cuja origem não é precisa.

Data de atualização: 07/04/2015.