Significado de Tundra

O que é Tundra:

Tundra é uma vegetação de porte baixo, caracterizada pela presença quase que exclusivamente de musgos e líquens, encontrada nas regiões de clima polar. A palavra “Tundra” é derivada da expressão finlandesa “tunturia”, que significa “planície sem árvores”.

A formação da “Tundra” possui um ciclo vegetativo extremamente curto, por encontrar-se no Hemisfério Norte. Fica coberta de gelo durante vários meses do ano e só reaparece quando ocorre o degelo de verão, desenvolvendo-se apenas durante aproximadamente três meses. É uma vegetação própria da Rússia, da Sibéria, da Noruega, da Finlândia, da Suécia, do norte do Canadá e do Alasca.

O solo onde predomina a Tundra permanece a maior parte do ano congelado, não permitindo o desenvolvimento de raízes mais profundas. Além disso, as baixas temperaturas impedem a decomposição da matéria orgânica de plantas e animais mortos.

A fauna da Tundra é composta por animais que se alimentam dos poucos vegetais que crescem nessas regiões e alguns servem de alimentos para os animais carnívoros, entre esses animais estão: alce, cabras da montanha, lobo, arminhos, renas, lebre-ártica, marmotas, urso-polar e o boi-almiscarado. Algumas dessas espécies migram para zonas mais quentes durante o inverno, outras, como o próprio urso-polar desenvolvem estratégias de sobrevivência, como a hibernação.

Apesar de ser considerado como um ambiente com vegetação pobre, a Tundra é conhecida por ser um dos maiores biomas do planeta em termos de extensão territorial, ocupando quase um quinto da superfície terrestre. Sua importância encontra-se no fato de ela permitir a existência de vida animal em regiões consideradas inóspitas e pouco favoráveis à manutenção de seres vivos.

Tipos de Tundra

O bioma da Tundra é dividido em dois tipos principais: a Tundra Ártica, caracterizada por se localizar em latitudes próximas à região do Ártico, recebe pouca chuva e pouca luz.

Nessa região as espécies típicas são os musgos. E a Tundra Alpina, que se encontra em regiões de altitudes elevadas, como cadeias montanhosas, onde o solo é mais seco. Nessa área as espécies predominantes são os líquens, ervas rasteiras e os arbustos.

Ver também: o significado do Clima polar

Data de atualização: 23/06/2016. O significado de Tundra está na categoria: Geral