Significado de Ubiquidade

O que é Ubiquidade:

Ubiquidade significa estar presente ao mesmo tempo em todos os lugares. É a propriedade ou estado do que é ubíquo, que é a capacidade de estar ao mesmo tempo em diversos lugares.

Ubíquo é um adjetivo, "do latim ubíque", que significa estar em toda parte ao mesmo tempo.

Ubiquidade é um substantivo feminino, que em Teologia, é empregado para transmitir a ideia da onipresença, ou seja, aquilo que está ao mesmo tempo em toda parte. Deus é considerado ubíquo, por lhe ser atribuído o dom de estar presente em toda parte ao mesmo tempo.

Ubiquismo é uma seita luterana, segundo a qual o corpo de Cristo está presente na Eucaristia não por efeito da transubstanciação, mas porque Jesus está presente em toda parte.

Ubiquista é o indivíduo que parece estar em vários lugares ao mesmo tempo, é a pessoa que se dá bem em toda parte.

As redes de transmissão de dados e as tecnologias de informação e comunicação podem ser consideradas ubíquas. Hoje em dia, os sinais de internet, televisão e comunicações móveis estão disseminados por toda a parte e se encontram disponíveis em todo momento.

Os microrganismos são encontrados numa grande diversidade de ambientes, podendo por isso ser também considerados como ubíquos.

Atualizado em