Significado de UDN

O que é UDN:

UDN é uma sigla que corresponde a União Democrática Nacional, um partido político criado no Brasil, em 1945, e que permaneceu atuante até 1965.

A UDN foi um partido político fundado por forças oposicionistas às políticas do presidente Getúlio Vargas. Os fundadores da UDN, entre eles, Ademar de Barros, Carlos de Lima Cavalcanti e João Cleofas, lançaram o brigadeiro Eduardo Gomes como candidato a presidente da República e deram início a uma ampla frente anti-Vargas.

Os simpatizantes e filiados da UDN ficaram conhecidos como "udenistas". Eram os representantes das forças conservadoras, que defendiam o modernismo e o liberalismo, fazendo oposição ao populismo.

A UDN foi chamada de "partido dos cartolas", pois era formado, em sua maioria, pela classe mais alta da sociedade, e atuou denunciando a corrupção administrativa.

A UDN era um partido que defendia o interesse da indústria e dos proprietários de terra. Sua atuação culminou com a deposição do presidente João Gulart, em 1964. A UDN foi existinta através do Ato Institucional número 2.

Data de atualização: 14/05/2013.