Significado de Ultimato

O que é Ultimato:

Ultimato é o termo atribuído às últimas exigências de uma proposta ou negociação, de caráter irrevogável e irrecusável.

Um ultimato deve ser interpretado como a última palavra de alguém, ou seja, o seu posicionamento final em um debate. Os ultimatos costumam ser muito comuns no meio diplomático, principalmente na relação entre os países.

O ultimato ocorre quando uma das partes envolvidas toma uma decisão firme a respeito de algum aspecto da negociação, exigindo uma resposta ou posicionamento dos demais envolvidos.

Assim, o ultimato consiste num ultimo aviso, uma intimação para que a parte intimada ceda às exigências do intimidador, antes que este avence para medidas mais agressivas.

Nas guerras, por exemplo, o ultimato ocorre quando a proposta feita por um dos lados não é aceita ou respeitada, então os lideres das demais nações aplicam um ultimato, forçando os seus inimigos a se renderem, caso contrário avançariam para o conflito bélico.

Ultimato também é utilizado na linguagem coloquial, referindo-se ao último aviso que determinada pessoa dá a outra em relação a qualquer tipo de assunto.

Exemplo: “A empresa emitiu um ultimato para o funcionário, caso contrário será demitido”.

No âmbito jurídico, por sua vez, o ultimato é interpretado como parte do direito das sucessões, quando a vontade de alguém deve ser respeitada e cumprida após a sua morte.

Etimologicamente, o termo “ultimato” se originou a partir do latim ultimatum, que pode ser traduzido como “o mais afastado” ou “o último”.

Ver também: o significado de Xeque mate

O significado de Ultimato está na categoria: Geral