Significado de Ultrassonografia

O que é Ultrassonografia:

Ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico por imagem, que utiliza os ecos produzidos pelas reflexões das ondas do ultrassom enquanto estas atravessam os tecidos dos órgãos estudados.

O equipamento de ultrassonografia realiza a leitura desses ecos e produz uma imagem no monitor em tempo real.

Trata-se de um dos principais métodos de diagnóstico na radiologiada e consiste na formação de imagens através das propriedades físicas do som, permitindo ao médico visualizar e estudar estruturas anatômicas internas.

A ultrassonografia não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Define-se ultrassom como sendo um som cujas ondas mecânicas possuem frequências acima de 20.000 Hz, ou seja, inaudíveis para o ser humano. Na ultrassonografia, utiliza-se frequências de 2 a 18 MHz.

As ondas ultrassônicas são geradas por cristais piezoelétricos localizados no interior do transdutor, que é capaz de contrair-se e expandir-se ao receber um estímulo elétrico, dando origem às ondas.

O transdutor é a parte da unidade de ultrassom que entra em contato com o paciente, com capacidade para transformar a energia elétrica em mecânica.

A ultrassonografia convencial é bidimensional e representa a visão frontal da superfície de corte do organismo, no plano determinado pela posição e inclinação do transdutor.

Ultrassonografia com Doppler

A ultrassonografia associada ao efeito Doppler Colorido permite uma investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica corporal, em que o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue.

A imagens das partículas em movimento são obtidas pela emissão de pulsos de ultrassom cujos ecos são transformados em cores que dependem do sentido do fluxo traduzido pelo aumento ou queda da frequência refletida (efeito Doppler).

Data de atualização: 13/11/2014.