Significado de Umami

O que é Umami:

Umami (palavra de origem japonesa que significa "delicioso e apetitoso") é o nome do quinto sabor básico descoberto pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda, no ano de 1908.

O umami complementa os outros quatro gostos básicos do paladar humano: amargo, doce, azedo, salgado.

O sabor umami é composto por três principais substâncias presentes em diversos alimentos: glutamato, inosinato e guanilato.

O glutamato é um aminoácido comum que se encontra em grande quantidade em alimentos como carnes, frutos do mar, tomate, ervilhas, milho e queijo parmesão, e foi a primeira substância associada ao umami.

Alguns alimentos e molhos utilizados na culinária japonesa, como peixes e molho shoyu também são grandes fontes de umami.

O umami é descrito como um gosto denso, profundo e duradouro que produz na língua uma sensação aveludada.

25 de julho é a data oficial da descoberta do umami. Apesar de ter sido descoberto no início do séc. XX, foi somente no ano 2000 que pesquisadores confirmaram que existe na língua humana um receptor específico para o umami.

Ao degustar um alimento ou bebida, os receptores das células gustativas localizadas na superfície da língua recebem as substâncias do gosto. Nesse momento são ativados cerca de 7.500 e 12.000 botões gustativos que irão identificar os gostos básicos (doce, salgado, azedo, amargo e umami) e transmitir informações para o cérebro através dos nervos gustativos.

Data de atualização: 31/10/2012.