Significado de Unanimidade

O que é Unanimidade:

Unanimidade é um substantivo feminino que significa a qualidade de algo unânime, ou seja, em que existe um acordo ou conformidade em alguma área (opiniões, votos, julgamentos, ideias, etc).

Uma decisão por unanimidade é quando todos os envolvidos estão de acordo com o resultado. 

Em alguns estados dos Estados Unidos da América, no contexto de um tribunal de júri, o sistema federal exige que os vereditos para os réus sejam unânimes entre os jurados, a chamada "unanimidade legal". Este mesmo modelo pode ser utilizado no Brasil, consoante as normas pré-estabelecidas pelo quorum (conjunto de jurados ou eleitores).

O escritor Nelson Rodrigues provocou a sociedade com a sua clássica e polêmica frase: "Toda a unanimidade é burra! Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar".

Alguns estudiosos e críticos dizem que a frase de Nelson funciona como uma "armadilha" e ironia, pois no momento em que todos chegassem a concordar que toda a unanimidade é burra, ficaria mesmo comprovado que toda a unanimidade é burra.

Em inglês, a palavra unanimidade é traduzida para unanimity.

Sinônimos de unanimidade

  • conformidade
  • totalidade
  • acordo

Unanimidade de votos

A unanimidade de votos ocorre quando todos os indivíduos aptos para a eleição optaram por escolher a mesma opção ou candidato, elegendo-o por unanimidade. 

Data de atualização: 02/01/2015. O significado de Unanimidade está na categoria: Geral