Significado de Uniforme

O que é Uniforme:

Uniforme é um adjetivo de dois gêneros que qualifica tudo aquilo que apresenta uma só forma, que é sempre o mesmo, que não varia.

Uniforme é o que tem relação de igualdade, que é semelhante, idêntico, regular, constante, compassado.

Por exemplo:

“A música foi tocada com um ritmo uniforme”.

"As alegações da defesa foram todas uniformes".

Além disso, quando usada como substantivo, a palavra uniforme é um sinônimo de traje ou farda e consiste em uma roupa que é usada por todos os elementos de uma determinada classe. Ex: Os policiais não estavam usando o uniforme porque estavam trabalhando à paisana.

Substantivo uniforme

Substantivo uniforme é aquele que apresenta uma só forma tanto para o masculino como para o feminino. São observadas três situações:

- substantivo uniforme comum de dois gêneros é aquele que apresenta uma só forma para os dois gêneros; a distinção do masculino e do feminino é feita com a mudança do artigo, do pronome ou de outra palavra que modifica o substantivo: o colega - a colega, um jovem - uma jovem, aquele estudante – aquela estudante etc.;

- substantivo uniforme sobrecomum é o que apresenta um só gênero tanto para o masculino e para o feminino, a distinção é dada pelo contexto: o cônjuge, a criança, a pessoa, a criatura, a vítima etc.;

- substantivo uniforme epiceno é aquele que apresenta um só gênero gramatical para designar certos animais. Para se distinguir o masculino e o feminino se acrescenta as palavras macho ou fêmea: o jacaré macho – o jacaré fêmea, a borboleta macho – a borboleta fêmea etc.

Data de atualização: 26/03/2014.