Significado de Uníssono

O que é Uníssono:

Uníssono é um adjetivo que faz referência a um conjunto de sons que tem a mesma altura ou a mesma frequência. É o que possui harmonia, que é unissonante, uniforme.

Uníssono é aquilo que tem o mesmo som que o outro, que tem o mesmo número de vibrações e que produz um som único.

A expressão “em uníssono” significa o que acontece em conjunto, em que a entonação é absolutamente a mesma. É um som que é reproduzido ao mesmo tempo por várias pessoas. Ex.: “Todos gritavam em uníssono.”

No sentido figurado, uníssono é o que acontece ao mesmo tom, ao mesmo tempo, com a mesma consonância. Ex.: “O batalhão marchava em uníssono.”

"Unison" é a expressão em inglês que significa "uníssono". Ex.: "We could achieve more by joining force and speaking more in unison". (Poderiamos alcançar mais se juntássemos esforços e falássemos em uníssono).

Uníssono musical

No âmbito da música, uníssono é a ausência de intervalo entre dois sons emitidos simultaneamente, é o mesmo som, ou exatamente a mesma nota executada por mais de um emissor, ou mais de uma voz cantando as mesmas notas no mesmo nível de altura, soando ao mesmo tempo. A música cantada em uníssono é chamada de monofônica.

Enquanto o uníssono é representado pelo mesmo som, o cânone é uma forma musical baseada na imitação, ou seja, quando uma melodia é executada em duas ou mais partes diferentes, repetindo-se indefinidamente.

Data de atualização: 08/09/2014.