Significado de Urgência e Emergência

O que é Urgência e Emergência:

Urgência e emergência são dois termos usados principalmente na área da Medicina, sendo que os seus respectivos significados costumam ser confundidos.

A emergência acontece quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Já a urgência é quando há uma situação crítica, com ocorrência de grande perigo e que, pode se tornar uma emergência caso não seja devidamente atendida.

A diferença principal entre as duas palavras concentra-se mais no campo da medicina, como por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergências. Por outro lado, luxações, torções, fraturas graves e dengue, por exemplo, são consideradas como situações de urgência.

Outro ponto é que nas emergências o aparecimento é súbito e imprevisto e exige solução imediata, já urgência não, apesar de necessitar de atendimento em curto prazo. Assim há apenas pressa ou insistência de solução, porém ambas, se não forem devidamente atendidas, podem se tornar muito perigosas.

Emergência

No âmbito da Medicina a emergência é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, por isso, em ambulâncias está geralmente escrito emergência e não urgência. Estas situações possuem um caráter mais imediatista e emergencial, pois pode haver risco de morte.

Assim, a situação de emergência, para evitar mortes ou danos graves, requer um atendimento imediato.

Urgência

Na urgência inicialmente não existe um risco grave. Entretanto, é uma situação que também merece atenção e cuidado com certa agilidade. Caso uma situação de urgência não tenha o tratamento adequado, é possível que ela se transforme em uma situação de emergência, aumentando os riscos.

Portanto, a situação de urgência deve ser atendida brevemente, em um curto espaço de tempo.

Outros tipos de emergência e urgência

Embora estes termos sejam mais utilizados na área de Medicina, a emergência e a urgência também podem ocorrer em outras situações.

São exemplos: na ocorrência de desastres ambientais que podem atingir grandes proporções, em situações como incêndios ou outros acidentes em geral.

No âmbito do Direito também existem situações que podem necessitar de atendimento de urgência ou emergência, como o atendimento às vítimas de alguma violência ou às testemunhas que sofram ameaças.

Saiba mais sobre o significado de Urgente.

Data de atualização: 28/02/2019.