Significado de Usina

O que é Usina:

Usina é um grande estabelecimento industrial equipado com máquinas, onde são transformadas matérias primas ou semiacabadas em produtos finais como o etanol, o álcool, açúcar, o aço etc.

A usina geradora de energia, também chamada de central elétrica ou estação geradora é um conjunto de obras e equipamentos destinados à geração de energia elétrica. Essa energia é gerada pela transformação das diversas fontes de energia encontradas na natureza.

As usinas que empregam fontes de energia renováveis são: a usina hidrelétrica (água fluvial), usina solar (raios solares), usina eólica (ventos), usina de biomassa (carvão vegetal, bagaço de cana de açúcar, cascas de vegetais, coco de babaçu, mamona etc.) e a usina das marés.

As usinas que fazem uso de fontes de energia não renovável são: a usina termoelétrica (combustíveis fósseis: carvão mineral, petróleo, xisto, gás natural) e usina nuclear (urânio e o tório).

Usina nuclear

A usina nuclear é uma instalação industrial destinada à produção de eletricidade. A energia nuclear tem como principal fonte o mineral radioativo urânio, que é um mineral não renovável, encontrado na natureza.

O princípio de funcionamento de uma usina nuclear é semelhante ao de uma usina termoelétrica convencional. Ambas utilizam o calor (termo) para gerar eletricidade. Nas termoelétricas, o calor é proveniente da queima de combustíveis. Nas usinas nucleares, o calor é resultado da fissão nuclear dos átomos de urânio.

A fissão nuclear é a divisão do núcleo de um átomo em dois átomos menores, liberando uma grande quantidade de energia. Para gerar a mesma quantidade de energia produzida por 1 kg de urânio, são necessárias cerca de sete toneladas de carvão.

A usina nuclear além de absorver elevados custos para sua instalação, representa um gravíssimo problema com os acidentes nucleares, com os resíduos (lixo) nucleares, que levam milênios para se degradar. Outra desvantagem da energia nuclear é a contaminação do meio ambiente, que pode provocar danos irreversíveis à saúde, como o câncer, leucemia, deformidades genéticas, etc.

Energia eólica

A energia eólica é a energia produzida pela força dos ventos, uma fonte natural, limpa e renovável, disponível em todos os lugares do mundo.

A energia eólica é produzida através de aero gerador, abastecido pela força dos ventos, captados por hélices, ligadas a uma turbina, que aciona um gerador elétrico.

Uma usina eólica é formada por diversas torres com grandes hélices instaladas em seu topo, situadas em locais privilegiados por fortes ventos.

Data de atualização: 07/07/2014. O significado de Usina está na categoria: Geral