Significado de Usinagem

O que é Usinagem:

Usinagem é o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, através de ferramentas ou máquinas.

A usinagem (ou maquinagem, no português de Portugal) é muito comum em todo o mundo, indo desde a fabricação de peças para automóveis até o processo da cópia de uma chave, por exemplo.

A obtenção de peças em série e por um custo baixo é uma das finalidades da usinagem, além da criação de qualquer tipo de objeto a partir da um bloco sólido da matéria-prima.

Dentro do campo da mecânica, a usinagem também é utilizada como alternativa para reparações e remates de acessórios metálicos ou de outros materiais.

Atualmente a usinagem está presente em várias categorias de indústrias, como a naval, aeroespacial, eletrônica, eletrodomésticos e etc.

Usinagem de precisão

O processo de usinagem, ou seja, o ato de dar forma à uma matéria bruta, sugiu há muitos anos, com o uso de processos manuais. Porém, hoje em dia, a usinagem possui uma precisão incrível.

As chamadas CNC são máquinas que funcionam com comando numérico computadorizado, e que possuem uma precisão que chega a ser tão pequena quanto a 1 mícron.

Usinagem mecânica

A usinagem mecânica envolve o uso de equipamentos e máquinas dentro da indústria metálica, como: furadeiras, tornos (a mais antiga ferramenta/máquina que o homem criou), fresadoras, retíficadoras e etc.

Atualizado em