Significado de Usufruir

O que é Usufruir:

Usufruir significa desfrutar de alguma coisa, colher os frutos, gozar de um benefício material ou moral. Por exemplo: usufrir da viagem, ou usufruir da popularidade. É uma palavra do latim "uso fruere", que significa "fruir do uso".

Usufruir, na área jurídica, é ter a posse e o gozo de algo que não se pode transferir nem destruir. É gozar do benefício de algum bem que se recebeu como usufruto.

Tratando-se de um bem inalienável (que não pode ser transferido ou comercializado), usufruir representa ter a posse de algo que não é da sua propriedade. Por exemplo, usufruir do terreno, usufruir da casa, usufruir do ponto de comércio. Usufrutuário é o indivíduo que recebe o usufruto, que tem o direito a posse, ao uso, a administração e percepção dos frutos.

Usufruto é o rendimento ou a utilidade proveniente daquilo que se usufrui. É um termo jurídico que estabelece ao usufrutuário o direito de usufruir dos bens que pertencem a outrem com a obrigação de conservar os mesmos. Quem usufrui do bem pode fazer uso dele, parcialmente ou na totalidade, conforme disposição legal. Contudo, continua a caber apenas ao proprietário a venda ou transferência do bem.

Atualizado em