Significado de Utilidade

O que significa Utilidade:

Utilidade é o substantivo feminino que significa a qualidade de útil de alguma coisa ou alguém. É sinônimo de préstimo ou vantagem.

A palavra utilidade também pode indicar um serviço ou uma pessoa que é útil. Assim, uma coisa que não tem utilidade é algo obsoleto ou estragado, cuja utilização não traz benefício. Ex: Essa faca está todos enferrujada, e por isso não tem mais utilidade.

A expressão utilidades domésticas indica objetos úteis que são usados no lar. Podem ser objetos e acessórios úteis que são usados na cozinha, como panelas, faqueiros, travessas, saladeiras, tigelas, fruteiras, etc. Não são objetos exclusivos da cozinha, podendo ser usados também no banheiro.

Utilidade na Economia

No âmbito da economia, o conceito de utilidade expressa a satisfação de um indivíduo quando consome um determinado bem ou serviço. Remete para o lucro, proveito, fruto ou juro que um indivíduo tem com a utilização de algo.

Além disso, a utilidade também indica a importância relativa de um bem econômico em relação à satisfação de uma necessidade específica. Por exemplo: Para uma pessoa que mora em uma cidade quente, um ventilador provavelmente terá mais utilidade do que para uma pessoa que mora em uma cidade fria. Assim, é provável que a pessoa que mora na cidade com temperaturas mais altas esteja disposta a pagar mais por esse bem.

São também abordados conceitos como utilidade marginal e utilidade total. A utilidade marginal de um bem diminui quanto maior for o seu consumo. Assim, a água tem uma baixa utilidade marginal. A utilidade marginal de um bem diminui à medida que a nossa necessidade é satisfeita. Se eu tenho muita sede, o primeiro copo de água tem elevada utilidade marginal, mas essa utilidade vai diminuindo a cada copo que se bebe, porque a sede estará saciada.

A utilidade total é a satisfação total que resulta do consumo de um bem ou serviço. Aumenta com o consumo, mas a uma taxa decrescente.

Utilidade pública federal

A utilidade pública federal é uma declaração ou título atribuído pelo Ministério da Justiça, como forma de reconhecimento a fundações ou associações que demonstram servir a sociedade de forma altruísta e desinteressada.

Muitas vezes esse título é dado quando uma propiedade privada é disponibilizada ou cedida para a Administração, para o bem coletivo.

Data de atualização: 20/06/2014.