Significado de Vaca fria

O que é Vaca fria:

Vaca fria é uma expressão popular utilizada quando o locutor deseja retornar ao assunto inicial de uma conversa; um assunto que já não é novidade, mas ainda precisa ser discutido ou aprofundado

A expressão "voltar à vaca fria" ou "voltando à vaca fria" é bastante antiga e popular no Brasil e em Portugal. A frase pode ser usada para definir a necessidade de retornar a um tópico ou assunto que foi interrompido, mas que ainda necessitava de um desfecho. 

A origem da expressão "voltar à vaca fria" possui vários significados, muitos deles relacionados com lendas urbanas ou histórias populares. 

Uma das hipóteses mais aceitáveis para o surgimento desta expressão na língua portuguesa, está no francês "revenons à nos moutons", que literalmente significa "voltando aos cordeiros". A frase foi originalmente utilizada em uma narrativa que conta a história de Pierre Pathelin, um advogado do século XIV que fazia longas divagações sobre assuntos sem importância na tentativa de defender os seus clientes. 

A história conta que, em um caso específico sobre o roubo de uns cordeiros de seu cliente, o advogado começou a falar sobre os assuntos mais absurdos e diversos, como a mitologia grega e romana.  O juiz cansado dos devaneios de Pierre, sempre dizia: "Tudo isso é muito bonito, mas voltemos aos cordeiros"

A palavra "vaca" substitui o termo "carneiro" ("moutons", da expressão original em francês) na língua portuguesa. Essa troca talvez possa ser explicada por causa do costume que existia em Portugal de servir, antes das refeições, um prato frio feito com carne de gado. 

Veja também o significado de Mão de Vaca e o significado de Gato escaldado tem medo de água fria

O significado de Vaca fria está na categoria: Expressões Populares