Significado de Vácuo

O que é o Vácuo:

Vácuo é a condição de um local completamente vazio, sem a presença de quase nenhum tipo de matéria.

Líquidos, sólidos, gases e até mesmo o ar. Nenhuma dessas substâncias ou matérias existem em espaços em vácuo.

No entanto, o vácuo absoluto, que consiste na ausência total de matérias, existe apenas em teoria. Na prática, em nossa galáxia, as zonas de vácuo são parciais, pois ainda apresentam algumas doses de hidrogênio ou outros gases.

Mas, acredita-se que em galáxias distantes e no espaço intergaláctico, possam existir zonas que se aproximam ou estão em estado de vácuo absoluto (cerca de 10−10 torr).

Nenhum ser humano conseguiria sobreviver no vácuo. Em menos de 15 segundos a pessoa já perderia os sentidos, devido a ausência do gás oxigênio para oxigenar o cerébro.

Para criar ambientes que possam simular estados parciais de vácuo, existem as bombas a vácuo, técnica que foi desenvolvida pelo físico alemão Otto Von Guericke (1602 – 1686).

Usa-se o sistema de embalagens a vácuo para proteger determinados produtos da contaminação por organismos externos, pois no vácuo não é possível a existência de nenhum ser vivo.

A selagem a vácuo não consegue produzir um vácuo absoluto, porém pode atingir o valor mínimo de 1 atm (nível da pressão atmosférica) ou 760 torr (Torricelli, a unidade conhecida quando se trabalha com o vácuo), que é considerado o limite entre um espaço em vácuo e em não-vácuo.

No sentido figurado da palavra, vácuo costuma ser usado para se referir a qualquer situação ou coisa que lembre o vazio. Por exemplo: “Tenho tanta fome que minha barriga está um vácuo”.

Outra utilização desta palavra é vista na expressão “deixar no vácuo”, que se refere ao ato de abandonar uma conversa, deixando a outra pessoa falando sozinha (“ficar no vácuo”).

Você também pode se interessar pelo significado de E=mc2 e camadas da atmosfera.

Data de atualização: 19/10/2018.