Significado de Vai pelos ares

O que são Vai pelos ares:

Vai pelos ares é uma expressão idiomática comum na língua portuguesa, que significa o mesmo de “explodir”, “detonar” ou “desconstruir algo de modo violento”.

Esta expressão surgiu a partir do que costuma ser observado quando algo literalmente explode e tudo o que está no seu interior é libertado de forma agressiva, se espalhando pelo ar.

O termo é muito utilizado em linguagem coloquial, principalmente em situações quando algo está completamente perdido, que saiu do controle, e não tem mais solução ou como voltar atrás. 

Outro sentido normalmente atribuído a esta expressão é quando um programa, projeto ou plano é cancelado em cima da hora. Nesta situação, costuma-se dizer que “tudo foi pelos ares”, ou seja, não restou nada do que antes existia.

Vai pelos ares é uma expressão usada nos mais diversos idiomas, como em inglês, onde a tradução mais aproximada seria "everything blew up".

Nesse caso, o termo é também utilizado para dizer o que ocorre após uma explosão, ou após um desastre.

Exemplos: “Perdi o emprego, agora vai tudo pelos ares” / “Precisamos explodir esse prédio logo, assim vai tudo pelos ares e iniciamos a obra” / “Os erros cometidos no projeto fizeram todo o plano ir pelos ares”.

O significado de Vai pelos ares está na categoria: Expressões Populares