VCM (Volume Corpuscular Médio)

Lana Magalhães
Revisão científica por Lana Magalhães • Professora de Biologia
Escrito por Stella Sousa

O que é o VCM:

VCM é o Volume Corpuscular Médio e indica o tamanho médio dos glóbulos vermelhos, também conhecido por hemácias. Seu cálculo ajuda no diagnóstico de algumas doenças, como a anemia.

O índice do VCM é medido por unidade de fentolitro (fL) e a sua análise é feita no Hemograma, dentro do grupo dos índices hematimétricos.

A função dos Glóbulos Vermelhos e a sua importância para o nosso organismo

Os glóbulos, juntamente com as plaquetas, têm uma representatividade de larga escala na composição do sangue: cerca de 47%. Eles são as células vermelhas do sangue e circulam pelos vasos sanguíneos, como as artérias, que conduzem o sangue do coração para os tecidos do corpo e órgãos, e as veias, que no processo de condução, fazem o caminho inverso das artérias.

glóbulosvermelhos
Imagem microscópica dos glóbulos vermelhos (hemácias).

Os Glóbulos Vermelhos têm em sua composição o ferro e a hemoglobina: a responsável pela cor vermelha do sangue. e a sua principal função é transportar gases, em especial, o oxigênio, para as células de todo o corpo.

Índices do VCM

VCM normal

Os índices de referência de um VCM podem variar de acordo com o laboratório. Porém, em sua maioria, o valor normal é entre 80 e 100 fL (fentolitro) em adultos. O índice normal de VCM indica que as hemácias estão em seus tamanhos regulares e cumprindo as suas funções de maneira correta.

Confira abaixo os números de referências básicas do VCM por idade:

Recém-nascidos

77.0 a 101.0 fL

Bebês até um ano

77.0 a 95.0 fL
Crianças acima de 10 anos

80.0 a 100.0 fL

Mulheres Adultas

80.0 a 100.0 fL

Homens Adultos

80.0 a 100.0 fL

VCM alto

Quando o VCM está alto, ou seja, ultrapassa o valor de 96 fL, indica que os glóbulos vermelhos estão grandes, apontando uma anisocitose: desproporção do tamanho das células sanguíneas.

VCM baixo

Um VCM baixo, ou seja, menor que 80 fL, indica que o tamanho dos glóbulos vermelhos está reduzido.

Data de atualização: 06/07/2021.


Lana Magalhães
Revisão científica por Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Outros significados e conceitos que podem interessar