Significado de Veganismo

O que é Veganismo:

Veganismo é um estilo de vida adotado por aqueles que buscam eliminar todo e qualquer consumo que esteja associado à exploração e aos maus-tratos aos animais. Além de uma alimentação vegana, essas pessoas evitam o uso de roupas com derivados de origem animal ou qualquer objeto que seja testado em animais.

A definição de veganismo, segundo a Sociedade Vegana do Reino Unido é:

Veganismo é uma filosofia e estilo de vida que busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra animais na alimentação, vestuário e qualquer outra finalidade e, por extensão, que promova o desenvolvimento e uso de alternativas livres de origem animal para benefício de humanos, animais e meio ambiente

Alimentação vegana

Um alimentação vegana é aquela que exclui todos os alimentos de origem animal. Assim, uma pessoa adepta ao veganismo, além de não comer carne, peixe, ou qualquer outro tipo de animal, não consome leite e derivados, ovos e mel.

Mas a restrição não se limita à alimentação. Como o objetivo do veganismo é promover os direitos e o bem-estar dos animais, uma pessoa adepta ao veganismo deverá evitar utilizar qualquer produto que gere sofrimento ou exploração de animais.

Portanto, produtos feitos em couro, ou qualquer medicamento ou cosmético testado em animais, por exemplo, devem ser evitados. Um vegano também não deve usar animais como fonte de entretenimento, como os zoológicos ou qualquer espetáculo que envolva animais.

A tutela de animais também deve obedecer alguns cuidados. Os veganos preferem animais de estimação sem raça, que não sejam proveniente de ninhadas com objetivos comerciais e dão prioridade à adoção de animais abandonados.

Mas adotar uma vida vegana não é tão fácil, pois grande parte dos produtos industrializados utilizam derivados de origem animal ou fazem testes em animais em algum momento do processo de produção e nem sempre há indicações nas embalagens.

Diferença entre veganismo e vegetarianismo

O vegetariano é basicamente aquela pessoa que não come carne, como aves, carne bovina e peixe, no entanto, pode comer alimentos de origem animal, como laticínios e ovos. Segundo o portal vegano Vista-se, o veganismo é um tipo de vegetarianismo, mas mais estrito.

Eles dividem os vegetarianos em 4 grupos:

  1. Ovolactovegetarianos: não consomem nenhum tipo de carne ou peixe.
  2. Lactovegetarianos: não consomem carne e peixe, nem ovos ou seus derivados.
  3. Vegetarianos estritos: não comem carne, peixes ou ovos, nem laticínios.
  4. Veganos: não consomem nada de origem animal, nem utilizam produtos testados em animais ou com qualquer material de origem animal.

O veganismo, portanto, mais do que uma dieta, pode ser considerada uma filosofia, pois essa opção se reflete não apenas na alimentação, mas em todos os produtos consumidos, como roupas, cosméticos e entretenimento.

Veja também o significado de vegano.

Veganismo em crescimento

O veganismo ou vegetarianismo não são fenômenos recentes, mas a preocupação com o bem-estar animal tem crescido nos últimos anos. Esse crescimento está associado ao modo de produção atual, que submete animais à maus-tratos e exploração para consumo humano.

Para a produção de leite, por exemplo, uma vaca é inseminada artificialmente durante toda a sua vida para que possa produzir grandes quantidades. Quando se torna incapaz de produzir muitos litros de leite, o animal é encaminhado para o abate.

Outra preocupação daqueles que deixam de comer carne é ambiental. O setor pecuário é responsável por grande parte das emissões dos gases de efeito estufa, que estão causando o aquecimento global. O aquecimento global se intensifica ainda mais com o desmatamento de florestas para utilização como pasto, prática comum da indústria pecuária.

A água também é outro fator de preocupação ambiental para que muitas pessoas optem por mudar sua alimentação. A produção de carne e de laticínios como a manteiga e o queijo precisam de elevadas quantidades de água:

  • Para produzir 1 kg de carne de boi, são necessários 17.000 litros de água.
  • Para produzir 1 kg de manteiga, são necessários 18.000 litros de água.
  • Para produzir 1 kg de queijo, são necessários 5.280 litros de água.

Segundo pesquisa realizada pelo IBOPE em 2018, cerca de 14% dos brasileiros se declaravam vegetarianos, uma elevação considerável em relação à mesma pesquisa realizada em 2011, quando constatou-se que o vegetarianismo era a opção de 9% dos brasileiros.

Entenda mais sobre efeito estufa e aquecimento global.

Data de atualização: 14/10/2019.