Significado de Vegano

O que é um Vegano:

Vegano é quem pratica o veganismo, um estilo de vida que exclui totalmente o consumo de qualquer tipo de produto de origem animal

O principal objetivo da pessoa vegana é promover a chamada "libertação animal", que significa a exclusão do consumo de todos os tipos de animais, seja na alimentação, no vestuário, no entretenimento e etc.

Por exemplo, os veganos não consomem produtos de empresas que fazem testes com animais ou que mantêm funcionários em regime análogo ao da escravidão. 

Os veganos não compram animais de estimação (adotam), não usam roupas feitas a partir de animais (lãs, peles, couros, sedas e etc) e não frequentam locais onde os animais são usados para o entretenimento (circos, touradas, rodeios e etc).

Alimentação vegana

Qualquer tipo de produto que seja de origem animal está excluído da dieta vegana, como peixes, carnes, aves, crustáceos, leite, ovos, mel e etc.

Os veganos podem comer qualquer tipo de alimento de origem vegetal, como cereais, frutas, legumes, tubérculos, verduras, raízes, cogumelos, sementes, entre outros.

Aliás, entre alguns dos principais alimentos veganos que são ricos em proteínas e bastante consumidos são: batatas, amêndoas, castanha de caju, quinoa, aveia crua, lentilha, grão-de-bico, chia, pistache, couve, aspargos e goiaba.

Vegano e Vegetariano

Como dito, o veganismo é uma filosofia de vida, baseado principalmente num ideal ético e que visa a luta contra a exploração dos animais. Por este motivo, o vegano não apenas elimina alimentos de origem animal de sua dieta, como também não consome absolutamente nada que envolva o uso de animais, seja no contexto do vestuário ou do entretenimento, por exemplo.

O vegetariano, por sua vez, costuma limitar apenas a sua alimentação, seja por questões éticas ou de saúde. Mas, ao contrário dos veganos, os vegetarianos consomem produtos que sejam de origem animal, como roupas de lã ou sapatos de couro, por exemplo.

Os vegetarianos também costumam comer alimentos com derivados de animais, como leite, mel e ovos, mas não consomem a carne em si, como aves, peixes e crustáceos. 

Existem diferentes níveis e tipos de vegetarianismo:

  • Ovolactovegetariano: não come carnes, mas consome alimentos de origem animal (leite, ovos e mel, por exemplo).
  • Lactovegetariano: não come carnes e ovos, incluindo produtos que usam ovos como ingrediente.
  • Vegetariano estrito: não COMEM nada que seja de origem animal.
  • Vegano: não CONSOMEM nada que seja de origem animal, seja na alimentação, no vestuário e nos demais aspectos da vida.

O significado de Vegano está na categoria: Geral