Significado de Velcro

O que é Velcro:

Velcro é o nome dado para um sistema de fixadores e fechos feitos a partir de duas partes independentes de tecidos que se unem, sendo uma composta por pequenos ganchos e a outra por argolas minúsculas que garantem o encaixe.

A palavra Velcro é na realidade a marca desse modelo de fixador, que foi inventado em 1948 pelo engenheiro suíço Georges de Mestral.

Durante um passeio pelo campo com o seu cachorro, de Mestral ficou intrigado em como os carrapichos (Arctium) grudavam em sua roupa e no pelo do animal. Ao examinar com um microscópio a estrutura do carrapicho, descobriu que estes possuíam pequenos ganchos com grande capacidade de aderência.

Em 1951 surgiu a primeira patente do velcro, sendo que atualmente, principalmente no Brasil, esta palavra serve para se referir a qualquer tipo de tecido que se gruda facilmente com outro.

A palavra velcro foi criada a partir da junção de dois termos franceses: velours (“veludo”) e croché (“gancho”).

Mesmo sendo uma marca registrada, o velcro acabou se tornando um termo genérico utilizado para se referir a este tipo de fecho / fixador.

Mas, vale ressaltar que, por questões de direito autoral, nenhuma empresa pode utilizar a palavra velcro para promover produtos feitos com este sistema.

O velcro é um mecanismo usado em diversas coisas, desde roupas, brinquedos, equipamentos de proteção e até por astronautas no espaço.

"Colar o velcro"

Esta é uma expressão popular que é vulgarmente usada para se referir ao ato sexual entre mulheres.

A conotação com o velcro faz referência ao contato que há entre os pelos pubianos das mulheres durante o sexo. 

Data de atualização: 14/12/2015. O significado de Velcro está na categoria: Geral