Significado de Vergonha alheia

O que é Vergonha alheia:

Vergonha alheia é uma locução da língua portuguesa que define o sentimento de vergonha que uma pessoa sente ao testemunhar algo que outro indivíduo disse ou fez; o ato de sentir vergonha pelo próximo.

A vergonha alheia é um sentimento de constrangimento ao presenciar alguma situação embaraçosa feita por outro indivíduo que, normalmente, não percebe o quanto ridículo, estúpido, ignorante ou vergonhoso foi o seu ato.

Exemplo: "Eu senti vergonha alheia da cantora por ter escolhido aquela canção para representar" ou "Sempre sinto vergonha alheia do meu irmão quando saímos juntos".

Segundo alguns estudiosos da neurociência, a vergonha alheia é provocada pelos chamados "neurônios-espelho", células cerebrais que são especialistas em "copiar", simulando dentro do cérebro de uma pessoa situações que acontecem com outras.

Ao ver outros indivíduos sentindo emoções como o medo, alegria, tensão ou vergonha, uma pessoa acaba adaptando aquela realidade para si próprio, de maneira inconsciente.

Em inglês, não existe uma tradução literal para a expressão "vergonha alheia". No entanto, existem outras expressões que poderiam ser utilizadas em situações similares ao da "vergonha alheia", como: "Second-hand embarrassment" ou "to feel embarrassed for somebody else".

Veja também o significado de Ignomínia.

Data de atualização: 20/02/2015.