Significado de Vertigem

O que é Vertigem:

Vertigem é uma palavra do âmbito da medicina que indica a sensação de perda de equilíbrio.

Relativamente à etimologia, vertigem tem origem no termo em latim vertigo, e por isso, em alguns casos, é chamada de tonteira sendo usada como sinônimo de tontura.

A vertigem ocorre graças a uma alteração temporária no aparelho auditivo (inflamação ou irritação), alteração na pressão dos líquidos que se encontram no ouvido interno.

Um caso em que ocorrem vertigens é quando uma pessoa tem medo de alturas, ficando com tonturas. Neste caso a vertigem tem origem psicológica, mas apesar disso alguns médicos indicam que estes casos devem ser qualificados como tontura e não como vertigem.

A vertigem rotatória pode ocorrer também em viagens de barco ou de avião. O consumo de álcool também pode provocar vertigens.

O tratamento da vertigem vai depender da sua causa, podendo ser através de medicamentos que controlem os sintomas ou cirurgias no ouvido interno.

Em sentido figurado, a palavra vertigem pode indicar uma tentação inesperada ou um momento de loucura momentãnea.

Sintomas de vertigem

Quando uma pessoa tem vertigem, ela tem a sensação que os objetos à sua volta estão em movimento. Frequentemente, as pessoas que têm vertigens perdem a consciência, desmaiando.

Além da sensação irregular de movimento, os episódios de vertigem para podem causar náuseas e vômitos. Como a pessoa perde o equilíbrio, a probabilidade de uma queda aumenta consideravelmente.

Diferença entre vertigem e tontura

Para muitos especialistas, apesar de serem classificadas como sinônimos, existem várias diferenças entre vertigem e tontura.

É verdade que tanto a vertigem como a tontura causam desequilíbrio. No entanto, as causas por trás da vertigem e tontura são distintas.

Enquanto a tontura pode ser causada pela desidratação, hipotensão (pressão arterial baixa) e hipoglicemia (níveis reduzidos de açúcar no sangue), a vertigem ocorre exclusivamente por alguma condição adversa no labirinto (ouvido interno), sendo que são conhecidas aproximadamente 300 afecções no ouvido interno que podem causar vertigens.

Vertigem postural

A vertigem postural ou posicional é um vertigem forte causada por algumas alterações no posicionamento da cabeça (quando por exemplo uma pessoa olha para cima, inclinando a cabeça para trás).

A vertigem postural tem curta duração (aproximadamente 30 segundos) e pode aparecer graças a danos no ouvido interno, ou por uma otite média. Além disso, durante uma crise de vertigem postural é comum acontecer o nistagmo, que é uma movimentação irregular e involuntária dos olhos.

Data de atualização: 06/02/2017. O significado de Vertigem está na categoria: Medicina