Significado de VHS

O que são VHS:

VHS é a sigla para Video Home System (ou em português "Sistema Doméstico de Vídeo". O VHS consiste em um sistema de captação e reprodução de vídeo e áudio.

O VHS foi criado pela empresa JVC em 1976 e permite gravar determinados programas de televisão para serem vistos posteriormente. Algumas das chaves que contribuíram para o seu sucesso eram a facilidade de utilização do sistema e a qualidade considerável apresentada. O avanço da tecnologia permitiu que com o passar do tempo surgissem gravadores portáteis - que quando conectados a uma câmera - permitiam a captura de vídeos da autoria dos utilizadores.

As gravações eram feitas na fita magnética que se encontrava protegida por uma caixa plástica (na maior parte das vezes preta), que esteve na origem do nome videocassete, dado ao dispositivo de reprodução de VHS. Posteriormente surgiu um formato conhecido como S-VHS, que apresentava uma melhoria na gravação e reprodução de vídeos.

Atualmente, o VHS é um sistema completamente ultrapassado, apesar de ainda existirem várias pessoas que possuem fitas e videocassetes. Essas fitas são artigos bastante cobiçados por alguns colecionadores.

Pessoas que ainda têm vídeos caseiros e familiares em VHS recorrem a empresas especializadas e softwares específicos de conversão de VHS para DVD, para que possam gravar as suas memórias em um sistema mais confiável e duradouro.

VHS e hemossedimentação

No âmbito da medicina, VHS é uma sigla que significa velocidade de hemossedimentação. O VHS é um exame bastante utilizado na reumatologia e hematologia e é uma forma de medir a presença de uma inflamação ou infecção no corpo humano.

A hemossedimentação é medida por mm/h (milímetro por hora), ou seja, é a quantidade de glóbulos vermelhos que se depositam no fundo do tubo de ensaio (quando este está parado) em uma hora.

Os valores de referência variam conforme a idade e o gênero de cada indivíduo, sendo que para indivíduos menores de 50 anos, o valor de referência é 15 mm/h para os homens e 20 mm/h para as mulheres.

Data de atualização: 20/05/2013.