Significado de Virulência

O que é Virulência:

Virulência é a capacidade que um agente biológico tem em produzir efeitos graves ou fatais. Está relacionada com a sua capacidade de multiplicação no organismno infectado, produção de toxinas, entre outros fatores.

A virulência de um determinado agente pode ser determinada pelos coeficientes de letalidade e gravidade:

  • Coeficiente de letalidade: Indica a percentagem de casos mortais da doença;
  • Coeficiente de gravidade: Indica a percentagem de casos considerados graves, de acordo com critérios pré estabelecidos.

Alta virulência significa uma proporção elevada de casos graves ou fatais, como acontece na raiva, por exemplo, em que todo caso é fatal.

Por outro lado, o vírus do sarampo, apesar da sua alta infectividade e patogenicidade, possui baixa virulência, uma vez que o número de óbitos por sarampo no meio urbano é baixo.

Patogenicidade x Virulência

Patogenicidade é a capacidade que o agente infeccioso tem de produzir sintomas em maior ou menor proporção entre os hospedeiros infectados.

O vírus do sarampo possui uma alta patogenicidade, pois praticamente todos os infectados manifestam sinais e sintomas específicos.

Já o vírus da poliomielite apresenta baixa patogenicidade, uma vez que, dentre os infectados, apenas cerca de 1% desenvolve a paralisia.

Data de atualização: 12/03/2015.