Significado de Vitiligo

O que é Vitiligo:

Vitiligo é uma doença que provoca a perda da coloração natural da pele, devido à diminuição ou ausência de melanócitos (células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele).

A palavra "vitiligo" pode ter origem nas palavras latinas vitium = defeito ou vitelius = alusão à cor do pelo dos novilhos, sendo várias as hipóteses sobre a sua origem

As causas do vitiligo ainda não foram totalmente esclarecidas. Fatores autoimunes parecem estar associados à doença, bem como fatores genéticos e histórico familiar. Sabe-se também que traumas emocionais podem desencadear ou agravar a doença.

O vitiligo caracteriza-se pelo surgimento de manchas brancas na pele, com tamanhos variáveis e distribuição característica.

tratamento do vitiligo varia conforme o caso, podendo ser feito com medicamentos que induzem a pigmentação das áreas afetadas, laser, cirúrgia ou ainda transplante de melanócitos.

Vitiligo Segmentar ou Unilateral

O vitiligo segmentar ou unilateral normalmente se manifesta quando a pessoa ainda é jovem e afeta apenas uma parte do corpo, podendo haver também descoloração dos pelos e cabelos.

Vitiligo Não-Segmentar ou Bilateral

O vitiligo não-segmentar ou bilateral é a forma mais comum da doença e acomete os dois lados do corpo, geralmente com uma distribuição simétrica das lesões (duas mãos, dois joelhos, dois tornozelos).

Normalmente, as manchas surgem primeiro nas extremidades (mãos, pés, nariz, boca), alternando ciclos de perda de cor e desenvolvimento da doença com períodos de estagnação.

Data de atualização: 11/09/2014. O significado de Vitiligo está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças