Significado de Volúvel

O que é Volúvel:

Volúvel é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim volubile que classifica uma coisa que gira, volve ou muda de direção.

Em sentido figurado, a palavra volúvel remete para o que é inconstante, instável ou variável. Uma pessoa volúvel é uma pessoa que muda de opinião ou estado mental com muita facilidade. Ex: O temperamento dele é muito volúvel, em um momento ele está furioso e no seguinte está tranquilo.

No âmbito da Botânica, a palavra volúvel descreve plantas cujos caules se enrolam em espiral em volta de um determinado suporte. Este tipo de adaptação é bastante comum em plantas trepadoras como lianas ou cipós.

Volúvel e volátil

Os adjetivos volúvel e volátil são frequentemente confundidos e por vezes usados de forma incorreta. Volátil remete para a capacidade de voar, ou no caso da Química, é o atributo que indica a facilidade de evaporação de algum líquido (como o álcool, por exemplo). Por outro lado, volúvel indica a capacidade de girar ou mudar de direção. Apesar disso, volúvel e volátil são consideradas sinônimos, quando usadas no sentido figurado, para transmitir a noção de inconstância e instabilidade.

Data de atualização: 17/01/2014. O significado de Volúvel está na categoria: Geral