Significado de Vulcanismo

O que é Vulcanismo:

Vulcanismo é a atividade por meio da qual o material magnético é expulso do interior da Terra para a superfície. O vulcão é a montanha formada a partir das erupções das larvas (material magmático em estado de fusão), dos fragmentos de rochas, cinzas, gases e vapores, que saem da cratera formada na superfície.

O material expulso pelo vulcanismo é acumulado na superfície e forma o chamado relevo vulcânico, ou relevo postiço, que geralmente tem a forma de um cone e uma altura muito variável.

Não é muito comum a ocorrência de vulcanismo no interior dos continentes. A maioria localiza-se nas bordas das placas tectônicas, principalmente ao longo das costas oceânicas. Onde as placas colidem, ocorrem as erupções mais violentas. Onde as placas se separam as erupções são mais explosivas. Os vulcões que entram constantemente em erupção são denominados ativos e os que se encontram sem atividade são denominados extintos.

Vulcanismo no Mundo

As duas áreas onde está concentrada a maior parte dos vulcões são: O Círculo de Fogo do Pacífico, onde concentra cerca de 80% dos vulcões e forma um alinhamento que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, passando pelas costas ocidentais da América do Norte e pelo Japão. E o Círculo de Fogo do Atlântico, Abrange América Central, Antilhas, Cabo Verde, Mediterrâneo e Cáucaso.

Vulcanismo no Brasil

Não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, nosso país foi palco de diversas atividades vulcânicas. As erupções ocorridas na Era Cenozoica (Terciário), levaram à formação das ilhas oceânicas, de Trindade, Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo.

Na Era Mesozoica, a atividade vulcânica foi muito intensa no Brasil, destacando-se as ocorrências em Poços de Caldas e Araxá (MG), São Sebastião (SP), Itatiaia e Cabo Frio (RJ) e Lajes (SC).

Na Região Sul o vulcanismo provocou um dos maiores derrames basálticos do mundo, abrangendo uma área de 1 milhão de km², que vai desde o Estado de São Paulo até o Rio Grande do Sul, onde são observadas as falésias basálticas na região de Torres. Os derrames basálticos que ocorreram no Planalto Meridional deram origem ao fértil solo da terra xoxa.

O significado de Vulcanismo está na categoria: Geral