Significado de Wasabi

O que é Wasabi:

Wasabi é um condimento típico da culinária japonesa, extraído a partir da planta wasabia japonica, uma espécie de rabanete.

É comum, principalmente no ocidente, a associação do wasabi com a raiz forte, ambos temperos bastante semelhantes, mas com processos de produção distintos.

O wasabi é conhecido por ter o aspecto de uma pasta cremosa verde, com aroma e sabor forte. É utilizado na culinária oriental na preparação de sushis, sashimis, niguiris e demais alimentos que tem como base o peixe cru.

Saiba mais sobre o significado de sushi e sashimi.

Na maioria dos restaurantes especializados em comida japonesa, o wasabi é de origem industrializada (seja em pó ou em pasta).

No Brasil, por exemplo, em muitos lugares é mais viável a utilização da raiz verde, além do wasabi original.

A explicação para esta escolha está na dificuldade e elevado preço do verdadeiro wasabi.

Por ser uma planta rara e com pouca durabilidade (tendo aproximadamente um limite de dois dias para o consumo), torna-se economicamente bastante difícil obter o wasabi natural nos restaurantes ocidentais.

Veja também: tipos de sushi

Origem do wasabi

A partir de registros e dicionários antigos, acredita-se que o wasabi começou a ser utilizado para incrementar a culinária japonesa a partir do século XVI.

No entanto, antes de ser usado na culinária, os japoneses já exploravam o wasabi na medicina.

De acordo com nutricionistas, o wasabi possui características anti-inflamatórias, anti-bactericidas e eram utilizadas como antídoto para envenenamentos.

A decisão de experimentar o wasabi na culinária surgiu quando os japoneses descobriram que a planta conseguia disfarçar o forte odor de alguns peixes, além de agir como um bactericida.

Data de atualização: 27/02/2019.