Significado de WHOIS

O que é WHOIS:

WHOIS é um protocolo de internet que serve para consultar informações sobre domínios na web, sejam eles privados ou públicos, assim como endereços de IP e sistemas autônomos.

Entre as informações e dados que podem ser verificados pelo WHOIS está a identificação da empresa que administra o registro do domínio de determinado site, os dados do proprietário do domínio e a DNS para qual o domínio está direcionado.

Ou seja, o WHOIS ajuda a identificar os donos do domínio, assim como os seus dados de contato.

Saiba mais sobre o significado de DNS.

O nome WHOIS se originou a partir da expressão em inglês “who is”, que significa literalmente “quem é”, em português.

Tecnicamente, o WHOIS é considerado um protocolo de controle de transmissão (Transmission Control Protocol – TCP), que costuma apresentar três tipos de contatos sobre uma entidade na internet: o contato administrativo, o contato técnico e o contato das cobranças.

Normalmente, a consulta WHOIS é feita pelos internautas através de sites que oferecem este tipo de procura, bastando, para isso, apenas fornecer o endereço do domínio que se deseja consultar.

No Brasil, quando se pesquisa através do WHOIS um domínio público nacional registrado a partir de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), as informações que serão apresentadas serão o CNPJ, a Razão Social, o nome, endereço postal e telefone da empresa responsável pelo site.

Caso o domínio tenha sido registrado a partir de um CPF, a pesquisa WHOIS mostrará o nome da pessoa portadora do Cadastro de Pessoa Física que registrou o domínio.

No entanto, algumas empresas internacionais, mediante pagamento, podem fazer com que o seu WHOIS seja privado, mantendo as informações protegidas contra pessoas não-autorizadas em consultá-las. 

Veja também o significado de WWW.

Data de atualização: 01/01/2016. O significado de WHOIS está na categoria: Tecnologia

Significados Populares