Significado de WPS

O que é WPS:

WPS é uma sigla em inglês que significa Wi-Fi Protected Setup. É um padrão de segurança para redes sem fio que facilita a conexão dos dispositivos à rede Wi-Fi.

A vantagem do WPS é a praticidade, pois permite que a conexão seja feita sem a necessidade de digitar a senha. Porém tem a desvantagem de deixar a rede mais vulnerável a ataques externos.

Como funciona o WPS?

Quando se deseja conectar um aparelho a uma rede Wi-Fi que não é aberta - como é o caso de redes em locais públicos - geralmente precisamos da senha da rede para fazer a conexão.

O recurso WPS foi desenvolvido para facilitar esse processo e está disponível em grande parte dos roteadores. Ao utilizar o WPS, a conexão é feita automaticamente e não é necessário inserir a senha da rede.

Para fazer essa conexão automática, basta apertar o botão WPS do roteador. O roteador então se comunica com o aparelho que está buscando a rede e faz a conexão sem a necessidade de colocar a senha.

Para que esse procedimento seja realizado é necessário que o roteador tenha a função WPS e também que o aparelho permita essa conexão. No caso dos smartphones, por exemplo, essa conexão só é possível com aparelhos de sistema operacional Android.

Saiba também o que é wireless.

Desvantagem do WPS

Para que o WPS funcione, o seu roteador utiliza um código de oito números, que fica gravado na memória do aparelho. Por ser um código simples - numérico apenas - torna-se mais suscetível a ataques de hackers.

Essas invasões são perigosas, pois ao acessar uma rede Wi-Fi, o hacker não terá acesso apenas à internet, mas a tudo que passa pela rede.

Dessa forma, recomenda-se que a função WPS dos roteadores mantenha-se desabilitada. Para a segurança da rede, é preferível que se utilizem os padrões WPA e WPA2, que exigem senha para acesso.

O que é WPA e WPA2?

WPA significa Wi-Fi Protected Access e são padrões de segurança para redes sem fio. Ambos são utilizados atualmente, porém o WPA2 é uma evolução do WPA em termos de segurança, ou seja, é um padrão que oferece mais segurança contra ataques.

Esses padrões são utilizados para os casos de redes Wi-Fi que necessitam de senha para serem acessadas. Mas, para uma senha ser realmente forte, é necessária a combinação de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números. Ou seja, para ser de fato segura, a senha deve ser complexa.

O padrão WPS existe para os casos em que se deseja facilitar o acesso às redes com esse padrão de segurança, pois ao habilitar esse recurso, a conexão é feita automaticamente e não é necessário digitar a chave de segurança.

Veja também o significado de internet, Wi-Fi e WWW.

Data de atualização: 31/05/2019.