Significado de Xarope

O que é Xarope:

Xarope é um tipo de remédio que contém muito açúcar em sua composição, é um termo oriundo do árabe sharab (que significa xarope ou poção). Xarope é também uma gíria muito utilizada em todo o Brasil, para designar tanto uma pessoa chata, quanto alguém que merece admiração.

Existem muitos xaropes feitos com o propósito de curar uma grande variedade de doenças. Muitos xaropes são caseiros, sendo preparados com vários produtos naturais. Tisana (medicamento preparado à base de ervas) e lambedor (que tem esse nome porque é muito doce) são alguns sinônimos de xarope.

Em sentido figurado, uma pessoa xarope é muito chata, cansativa, melosa e que geralmente reclama de tudo. O xarope é aquele indivíduo que não é bem visto pelos amigos, mas ele insiste que todos gostam dele. Xarope é também a designação de uma situação aborrecida, um momento ruim que ocorreu, e recebe esse mesmo nome, pois é uma relação com o xarope medicinal, porque, por vezes, os xaropes são difíceis de engolir.

Xarope é também utilizado como forma de admiração, dizer que uma pessoa é xarope não necessariamente é pejorativo, pode ser relacionado para dizer que o indivíduo é realmente bom no que faz.

O significado de Xarope está nas categorias: Geral, Expressões Populares