Significado de Xaxim

O que é Xaxim:

Xaxim ou samambaiaçu (em tupi, samambaia grande) é uma samambaia arborescente, isto é, apresenta porte de árvore, e tem amplas folhas divididas em folículos.

O xaxim pertence ao grupo das plantas pteridófitas, onde estão incluídas as samambaias, as avencas e os xaxins. São plantas vasculares desprovidas de flor, de sementes e de fruto. É uma das espécies vegetais mais antigas do planeta e leva até 100 anos para atingir a idade adulta.

O caule do xaxim é ereto e bastante desenvolvido, podendo alcançar até 10 metros de altura. Dele formam-se raízes entrelaçadas com grande capacidade de absorção e retenção de água.

O caule do xaxim, durante muito tempo, foi usado na fabricação de vasos placas e estacas, servindo de suporte para outras plantas. Sua exploração para uso em projetos ornamentais levou o xaxim a desaparecer de várias regiões.

Nativo da Mata Atlântica e da América Central, o xaxim está na lista do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) entre as espécies ameaçadas de extinção. Em 2001, uma resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) proibiu o corte e a exploração da espécie.

Xaxim de fibra de coco

O xaxim fabricado da reciclagem da fibra de coco foi uma alternativa criada para substituir o uso do xaxim natural, já ameaçado de extinção.

Fabricado da casca do coco seco ou do coco verde, é um produto orgânico 100% natural e biodegradável. A fibra da casca do coco possui a mesma absorção do xaxim natural sendo usado também para a fabricação de vasos, placas e estacas que servem de suporte para outras plantas.

Ver também

Data de atualização: 10/11/2014.