Significado de Xexéu

O que é Xexéu:

Xexéu é o nome de um pássaro, da família dos Ictéridas, também conhecido por japim, japi, japiim, joão-conguinho, guira-tangueima e xexéu-do-mangue.É uma espécie muito comum no Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil. Seu canto é bastante variado que dá a impressão que são várias aves cantando ao mesmo tempo.

Xexéu é um município brasileiro do estado de Pernambuco. A área onde fica a cidade de Xexéu foi rota dos escravos que eram levados ao Quilombo dos Palmares. No ano de 1675, foi criado um lugar de resistência dos negros chamado de Engenho Macaco e esse povoado chegou a ter mais de 15 mil habitantes.

O distrito de Xexéu foi criado pela lei municipal nº 53, em 24 de abril de 1930. Tornou-se um município em 1 de outubro de 1991, através da lei estadual nº 10.621 e o nome da cidade é uma homenagem ao pássaro conhecido por xexéu, muito comum no local.

O município de Xexéu criou uma bandeira própria em 1993, a pedido do prefeito da época. A bandeira possui três cores que foram baseadas nas cores da Bandeira Nacional.

Data de atualização: 29/06/2015.