Significado de Yakuza

O que é Yakuza:

Yakuza é uma famosa e tradicional máfia japonesa, conhecida internacionalmente por seus crimes violentos e por seu rigoroso código de postura e honra.

A palavra Yakuza (Ya-Ku-Za) representa a sequência numérica 8-9-3, considerada o pior tipo de mão em um jogo de baralho típico japonês.

Esta organização criminosa surgiu no começo do século XVII, atuando nas regiões de Osaka e Tóquio. Inicialmente, os Yakuza eram formados principalmente por ambulantes, criminosos e alguns samurais.

Atualmente, a Yakuza é formada por quatro principais famílias (clãs) que controlam a organização criminosa na Ásia.

  • Yamaguchi-gumi: a maior família da Yakuza, com mais de 40 mil membros, espalhados entre 750 clãs.
  • Sumiyoshi-rendo: segunda maior família da Yakuza, com mais de 10 mil membros em 177 clãs.
  • Inagawa-kai: é a terceira maior família, com mais de 7 mil membros divididos em 177 clãs. Foi a primeira família a trabalhar dentro e fora do Japão.
  • Towa Yuai Jigyo Kumiai: primeira família Yakuza a operar na Coréia. Possui mais de mil membros, espalhados em 6 clãs.

O líder de cada uma das famílias é chamado de oyabun (pai), os membros são os wakashu (filhos) e os parceiros são os kyodai (irmãos).

Considerada a maior máfia do mundo, a Yakuza mantém uma severa e intensa conduta de honra e respeito, fazendo com que os seus membros sejam leais aos seus líderes até a morte.

Os membros da Yakuza também são conhecidos pelas suas extravagantes tatuagens, que cobrem praticamente toda a área corporal.

Ver também: o significado do Seppuku.

Data de atualização: 02/06/2016.