Significado de Zabumba

O que é Zabumba:

Zabumba é um instrumento musical de percussão, que se assemelha a um tambor de tamanho médio ou grande.

O zabumba é conhecido popularmente como “bumbo” ou “bombo”, possui um formato cilíndrico feito de madeira, com forros de pele de couro ou sintético. A sua sonoridade é caracteristicamente grave.

Acredita-se que, genuinamente, a zabumba seja um instrumento musical de origem negra. No entanto, no Brasil, o estado de Pernambuco é consagrado como a terra de grandes mestres de zabumba.

Normalmente, os zabumbeiros - tocadores de zabumba - assumem a posição vertical (em pé), marcando o ritmo do instrumento utilizando baquetas e macetas (espécies de varetas, também conhecidas popularmente por “bacalhau”), que podem repercutir na parte superior e inferior do instrumento.

No Brasil, a zabumba é bastante típica em bandas de forró e outros ritmos nordestinos, como o baião, o xaxado e oxote, além de também ser muito comum nas festas de “bumba meu boi”, na região norte do país.

Os tradicionais grupos denominados "pé-de-serra" são compostos por instrumentos básicos, como a zabumba, o triângulo e a sanfona, sendo bastante apreciados nas festividades típicas da quadra junina do nordeste brasileiro.