Significado de Zabumba

O que é Zabumba:

Zabumba é um instrumento musical de percussão, que se assemelha a um tambor de tamanho médio ou grande.

O zabumba é conhecido popularmente como “bumbo” ou “bombo”, possui um formato cilíndrico feito de madeira, com forros de pele de couro ou sintético. A sua sonoridade é caracteristicamente grave.

Acredita-se que, genuinamente, a zabumba seja um instrumento musical de origem negra. No entanto, no Brasil, o estado do Pernambuco é consagrado como a terra de grandes mestres de zabumba.

Normalmente, os zabumbeiros - tocadores de zabumba - assumem a posição vertical (em pé), marcando o ritmo do instrumento utilizando baquetas e macetas (espécies de varetas, também conhecidas popularmente por “bacalhau”), que podem repercutir na parte superior e inferior do instrumento.

No Brasil, a zabumba é bastante típica em bandas de forró e outros ritmos nordestinos, como o baião, o xaxado e oxote, além de também ser muito comum nas festas de “bumba meu boi”, na região norte do país.

Os tradicionais grupos denominados "pé-de-serra" são compostos por instrumentos básicos, como a zabumba, o triângulo e a sanfona, sendo bastante apreciados nas festividades típicas da quadra junina do nordeste brasileiro.

Planta zabumba

A planta da zabumba (Brugmansia suaveolens), também conhecida por trombeta, canudo ou saia-branca, dependendo da região brasileira, é normalmente utilizada para fins de ornamentação, devido as vistosas flores.

Porém, também pode servir como medicamente filantrópico para distúrbios intestinais, além de possuir propriedades alucinógenas, quando consumido em forma de chá.

O uso do chá da zabumba como droga se tornou um grave problema no Brasil, sendo que a circulação da planta é controlada pelo Ministério da Saúde. As toxinas liberadas pela planta pode causar coma ou morte.

Data de atualização: 20/05/2015.