Significado de Zelo

O que é Zelo:

Zelo significa cuidar de algo ou alguém, ter consideração pela coisa ou pela pessoa. Um indivíduo que tem muito zelo por outra pessoa é chamado de zeloso, e é alguém que sente uma grande afeição por pessoas queridas.

Com origem no termo grego zélos, a palavra zelo expressa interesse, desvelo, diligência, afeição íntima. Em alguns casos, o zelo também pode ser um sinônimo de ciúme (zelo de amor).

O zelo é também uma característica reconhecida de Deus, que tem zelo pelo Seu povo. Na Bíblia, é possível encontrar em vários versículos a frase: "O zelo do Senhor dos Exércitos fará / realizará / executará isso."

Uma pessoa zelosa procura estar sempre atenta e presente no que ocorre com a pessoa querida, ela não se preocupa apenas em dar atenção, e sim em cuidar, ter certeza que a pessoa está bem, é um sentimento que vai muito além de afeição e carinho. Por exemplo, os pais sempre estão zelando pela educação de seus filhos.

Geralmente, são conhecidos como zelosos os pais, que estão sempre preocupados com seus filhos, os professores que procuram ser zelosos com seus alunos, os profissionais que devem ser zelosos em seu trabalho e em suas tarefas, etc. Alguns profissionais devem ser mais zelosos que outros, principalmente os que estão envolvidos na área da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, pois lidam diariamente com vidas e doenças, e devem ter um cuidado extremo em ajudar as pessoas, acima de tudo.

Também relacionada com o termo zelo, a palavra zelote é um adjetivo que classifica alguém que finge ter zelo, é um beato falso ou tartufo.

Data de atualização: 14/08/2013.