Significado de Zimbro

O que é Zimbro:

Zimbro é um pseudofruto que possui propriedades medicinais e aromatizantes, bastante comum em climas temperados.

O nome científico para o zimbro é Juniperus communis, porém popularmente também pode ser chamado de cedro, junípero, genebreiro ou zimbrão.

A árvore do zimbro é arbustiva (em formato de arbusto) e de pequeno porte, caracterizada por ter um tronco reto e com muitas folhas pontiagudas e curtas. Os frutos do zimbro são pequenas bolinhas azuis ou pretas, com sabor levemente doce quando maduros.

Tecnicamente, o zimbro não produz frutos, mas sim uma espécie de pinha. Porém, devido a sua estrutura diferenciada, convencionou-se chamá-lo de pseudofruto ou, simplesmente, fruto.

As árvores do zimbro são conhecidas por sua resistência, sendo possível brotarem em lugares com clima bastante adverso, com solo podre, seco ou rochoso. O zimbro, no entanto, possui um crescimento muito lento. Pode viver até mais de 150 anos, por exemplo.

Os frutos do zimbro são consideradas especiarias bastante utilizadas na Europa, principalmente na produção de bebidas alcoólicas destiladas, como por exemplo o gin.

Também podem ser usadas como ingredientes em algumas das culinárias mais tradicionais da Europa, além de tratamentos de aromaterapia e na indústria dos cosméticos e perfumes.

Na medicina natural, as bagas do zimbro são conhecidas por ter propriedades que ajudam a tratar irritações cutâneas, inflamações, problemas digestivos, dores de garganta e dificuldades para urinar, devido ao seu poder diurético.

Publicado em