Significado de Zip

O que é Zip:

Zip (ou ZIP) é um formato de arquivo usado para compactação de dados armazenados no computador. O objetivo da compactação é reduzir o tamanho de um arquivo ou agrupar vários arquivos em um só.

É possível fazer a compressão de arquivos de áudio, vídeo e imagens. É uma forma simples de agrupar vários arquivos. Os arquivos compactados possuem a extensão “.zip”.

Por exemplo, para enviar diversos documentos por email, a tarefa é simplificada se o usuário criar um arquivo que agrupe todos os documentos e enviar um arquivo único. Quando o destinatário descompactar o arquivo “.zip”, cada documento será mostrado separadamente.

Em alguns sistemas operativos, como é o caso do Mac OS X, o formato de compressão Zip já vem integrado no sistema.

Alguns softwares que trabalham com o formato Zip são: PKZIP, WinZip, 7-Zip, dentre outros.

O formato Zip foi criado em 1989 por Phil Katz, fundador da empresa PKWARE, e foi implementado inicialmente no software “PKZIP” para substituir o anterior formato de compressão denominado “ARC”. O nome "Zip" foi sugerido por um amigo de Phil Katz.

Zip é uma palavra inglesa cujo significado em Português é “movimento muito rápido”.

Zipar” é uma palavra derivada de “Zip” e um jargão frequentemente utilizado no meio informático para designar a ação de compactar arquivos.

Data de atualização: 22/08/2013.