Significado de Zíper

O que é Zíper:

Zíper é um fecho utilizado em diversos tipos de roupa, sejam elas casacos, calças etc. Zíper também é chamado de fecho-de-correr, em Portugal.

O zíper é feito de dois cadarços com dentes metálicos, que se encaixam a medida que movimeta uma lingueta, fazendo com que o zíper fique aberto ou fechado.

No ano de 1893, na cidade de Chicago, um homem chamado W. Litcomb Judson patenteou um sistema de fecho que era feito de ganchos e que se encaixavam para abrir e fechar, um esboço do atual zíper. Apenas em 1913, um sueco que trabalhava nos Estados Unidos desenvolveu as idéias de Judson e produziu um fecho semelhante só que sem os ganchos pontiagudos, usando no lugar dentes de metal. Inicialmente eram usados para fechar pequenas bolsas.

Quatro anos depois, a marinha americana começou a fabricar casacos que usavam o zíper na frente e no início da década de 30, estilistas começaram a usar o zíper em várias peças de roupas, até chegar aos dias de hoje, onde alé de ser utilizado em bolsas, carteiras, moclilas,blusas, casacos, vestido, calças, sapatos etc., também é utilizado para decorar diversas peças do vestuário.

O significado de Zíper está na categoria: Geral