Significado de Zoeira

O que é Zoeira:

Zoeira é um substantivo feminino na língua portuguesa, referente aquilo que é uma desordem, como uma gritaria ou um excesso de alvoroço e confusão. A palavra zoeira ainda pode ser utilizada para denominar algo que se faz com a intenção de ser engraçado.

A zoeira pode ser um barulho que não consegue ser distinguido, como se fosse um zumbido, um ruído intenso ou uma gritaria, onde a mistura de vários sons e vozes faz com que não se entenda nada. Exemplo: "Os alunos pararam com a zoeira quando a professora entrou na sala de aula".

Outro significado para este substantivo está relacionado com o ato de fazer algo com o intuito que seja engraçado ou que provoque risos. A zoeira pode ser uma brincadeira ou uma piada, com sentido pejorativo ou não. Exemplo: "Você está de zoeira comigo?" ou "Os meninos estavam zoando com o novo aluno".

Na linguagem informal, a zoeira é considerada uma gíria bastante comum, principalmente nas redes sociais na internet, onde o ato de zoar alguém ou algo se tornou um sinônimo de trollar. ​

Saiba mais sobre o significado de Trollar.

A expressão "zoeira never ends" significa "a zoeira nunca para", indicando uma incessante gozação com determinada situação ou personalidade.

Zoeira e Zueira

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a forma correta da grafia da palavra é zoeira. As variantes zueira ou zuêra estão errados, mas são comumente utilizados dentro da linguagem informal, principalmente como uma gíria.

Data de atualização: 14/12/2016.