Significado de Zootecnia

O que é Zootecnia:

Zootecnia é a ciência que se dedica ao estudo da criação, produção e manejo de animais domésticos economicamente úteis.

O principal objetivo da zootecnia é desenvolver recursos para maior produtividade e rentabilidade dos produtos derivados dos animais, como a carne, o leite, ovos etc, tendo em conta o aumento da produção e do lucro sem descuidar do bem estar dos animais.

A zootecnia tem sempre em conta a exploração eficiente dos recursos agropecuários. O campo de atuação envolve pesquisas genéticas, criação artificial de animais domésticos, silvestres e aquáticos, como também espécies vegetais, nativas e exóticas, a melhoria das raças animais, o controle de doenças, nurição e alimentação, desenvolvimento de tecnologias, técnicas e produtos específicos para a criação dos animais.

O profissional que se especializa em Zootecnia é designado zootecnista (ou zootécnico). Também fazem parte das habilitações do zootecnista a administração, economia, comércio e planejamento agropecuário, e a sustentabilidade ambiental.

O curso de Medicina Veterinária possui muitas disciplinas em comum com o curso de Zootecnia, pois ambas estão ligadas ao mundo animal. No entanto, a Medicina Veterinária está focada na saúde dos animais, nas cirurgias a análises clínicas.

Data de atualização: 21/08/2013.