Significado de Zoroastrismo

O que é Zoroastrismo:

Zoroastrismo é uma antiga religião persa, que consiste na ideia principal do dualismo constante entre duas forças, representando a luta entre o bem e o mal.

Também conhecida por Masdeísmo, esta religião teria sido fundada pelo profeta Zaratustra (conhecido também como Zoroastro), em meados do século VII a.C, após este ter supostamente presenciado a figura de um “ser de luz”, que se apresentou como Ahura Mazda (o equivalente à Deus, para os cristãos).

Zoroastro exerceu um papel de reformador do padrão religioso da época, que consistia predominantemente no politeísmo. O zoroastrismo é essencialmente monoteísta (culto exclusivo à Ahura Mazda) e dualista (existência do bem e do mal).

Enquanto que Ahura Mazda era visto como uma divindade, Aritmã (Ahriman), que consistia na representação do mal, era interpretado não como um deus, mas como uma energia negativa, responsável pelas doenças, mortes, desastres naturais e tudo o que estiver relacionado com o negativismo.

O Avesta é considerado o livro sagrado do zoroastrismo e, assim como a Bíblia para os cristãos, consiste no agrupamento de diversos textos sagrados escritos por diferentes autores e em períodos de tempo distintos.

A principal diferença entre o Avesta e a Bíblia, no entanto, está no fato do primeiro ser predominantemente formado por orações e poucas narrativas.

No Avesta, o Livro de Gathas é considerado um dos mais importantes, pois consiste em 17 cânticos sagrados compostos pelo próprio Zoroastro.

Outra característica particular do zoroastrismo é a presença dos Amesha Spentas (“Imortais Sagrados”), que representam manifestações espirituais de Ahura Mazda e personificam elementos abstratos, como:

  • Vohu Manah, representando os animais;
  • Asha Vahishta, representando o fogo;
  • Spenta Ameraiti, representando a terra;
  • Khashathra Vairya, representando o céu e os metais;
  • Hauravatat, representando a água;
  • Ameretat, representando as plantas.

O zoroastrismo foi substituído como religião predominante na atual região do Oriente Médio a partir do século VIII d.C., com a queda do Império Sassânida, quando passou a vigorar o islamismo.

Porém, atualmente, ainda existem alguns seguidores do zoroastrismo naquela região, sendo predominantemente constituídos de indianos.

Ver também: o significado do Maniqueísmo.

Zoroastrismo e Cristianismo

Entre outras características da doutrina de Zaratustra está a crença na imortalidade da alma, a vinda de um Messias Salvador, a ressurreição dos mortos e do Juízo Final.

Várias destas características ajudaram a influenciar não apenas o cristianismo, mas também outras religiões como o judaísmo, o maniqueísmo e o islamismo, por exemplo.

Saiba mais também sobre o significado do Islamismo

Data de atualização: 28/07/2016. O significado de Zoroastrismo está na categoria: Religião