Significado de Absenteísmo

Compartilhar no Facebook

O que é Absenteísmo:

Absenteísmo é uma palavra com origem no latim, onde absens significa "estar fora, afastado ou ausente". O absenteísmo consiste no ato de se abster de alguma atividade ou função.

O absenteísmo é também um sistema de exploração agrícola onde um proprietário deixa um indivíduo responsável pelas suas terras, que desempenha a função de intermediário entre o proprietário e os trabalhadores rurais. Isto se verificou, por exemplo, no Império Romano (latifúndios), e em tempos mais recentes na Irlanda, Itália, Rússia, França e outros países. O absenteísmo muitas vezes leva, com frequência, à exploração deficiente e ao cultivo exaustivo, quando o dono retira para fins de consumo os meios necessários para a exploração. Por isso, as medidas de reforma fundiária e de colonização costumam ser primeiramente dirigidas contra as terras dos absenteístas.

O termo abstencionismo designa a não participação em decisões que são tomadas por voto ou sufrágio. Como fenômeno político, as opiniões a respeito do abstencionismo divergem bastante. Para uns pode ser um sintoma de apatia política e para outros mais uma maneira de manifestar a opinião.

Absenteísmo escolar

O absenteísmo escolar é a ausência repetida ou prolongada das atividades escolares. A taxa de absenteísmo corresponde à percentagem obtida a partir da relação entre o número de ausências e o número de presenças, num determinado tempo.

No Brasil, a principal causa para o absenteísmo escolar são as doenças respiratórias. Os professores também apresentam uma elevada percentagem de absenteísmo, sendo que muitos professores apresentam justificação médica.

Absenteísmo nas empresas

O absenteísmo nas empresas designa a tendência dos membros de empresas para se defenderem contra certas deficiências nas relações laborais faltando ao trabalho (faltar por doença, por exemplo). O absenteísmo aumenta os custos para a empresa, e dificulta a concretização dos seus objetivos, afetando a sua eficácia e eficiência.

O absenteísmo pode ser causado por doenças, por motivos familiares, motivos pessoais, dificuldades financeiras e de transporte, falta de motivação, atitudes impróprias da entidade patronal, etc.

O absenteísmo revela aos responsáveis pela empresa que o clima que nela existe é desfavorável, ou seja, que certos indivíduos perturbam a camaradagem de grupo, que os membros da empresa têm necessidade de um tratamento mais humano ou que uma errada distribuição dos diversos processos do trabalho leva a uma excessiva carga laboral em algumas ocasiões, etc.

Em muitas ocasiões, o absenteísmo apresenta causas sociais ou psíquicas, e não materiais. Por esse motivo, uma das melhores maneiras de combater o absenteísmo é fomentar as relações humanas dentro da empresa.

O significado de Absenteísmo está na categoria: Geral