Significado de AM e PM

Compartilhar no Facebook

O que é AM e PM:

AM e PM (podendo ser escrita em minúsculas, com ou sem pontos a seguir às letras) são duas siglas com origem no latim utilizadas para referir cada um dos dois períodos de 12 horas em que está dividido o dia: AM (Ante Meridiem) significa "antes do meio-dia" e PM (Post Meridiem) significa "após o meio-dia".

AM é o período com início à meia-noite (00:00) e término às 11:59; PM é o período com início ao meio-dia (12:00) e término às 23:59.

No Brasil a contagem das horas é contínua após as 12h, correspondendo 13h a 1h da tarde, 14h a 2h da tarde e assim por diante. Em grande parte dos países de língua inglesa é costume especificar as horas do dia de zero a doze, seguidas de AM ou PM conforme o período. Nesses países é necessário informar sempre o período a que se refere a hora indicada. Por exemplo, 15h corresponde a 3:00 PM.

Em inglês, AM pode ser referido como antes do meio-dia (before midday ou before noon) ou após meia-noite (after midnight). Para evitar confusões sobre qual período se refere 12 AM ou 12 PM, é importante indicar 12 midnight (meia-noite) ou 12 noon (meio-dia).

O significado de AM e PM está na categoria: Siglas