Significado de Assiduidade

Compartilhar no Facebook

O que é Assiduidade:

Assiduidade é um substantivo feminino que revela a qualidade do que é assíduo, ou tem uma duração persistente. Significa frequência, constância ou visita habitual.

Com origem no termo em latim assiduus ou assiduitate, esta palavra remete para algo ou alguém que é ocupado, constante ou contínuo. Um indivíduo assíduo é alguém que não falta, ou que aparece frequentemente. É uma pessoa diligente, incessante, frequente.

O antônimo de assiduidade é negligência ou irregularidade. Em inglês, a palavra assiduidade é traduzida pelo termo assiduity.

Assiduidade e pontualidade

Assiduidade e pontualidade são dois conceitos que apesar de serem relacionados, apresentam algumas diferenças. A assiduidade consiste em estar presente de forma regular em algum compromisso. Pontualidade significa estar presente em um compromisso na hora estipulada.

Estes dois conceitos são bastante valorizados no contexto de trabalho, sendo que algumas empresas atribuem prêmios aos seus trabalhadores que demonstram assiduidade e pontualidade, que são características que contribuem para o aumento da produtividade e eficiência da empresa.

A falta de pontualidade e assiduidade por parte de um trabalhador, é penalizada pelos responsáveis da organização, e impede a progressão desse trabalhador na empresa. Um trabalhador não assíduo é um trabalhador que falta muitas vezes, enquanto que um trabalhador não pontual é um trabalhador que apesar de não faltar, não cumpre os horários de trabalho estabelecidos (por exemplo, chega atrasado).

A assiduidade e pontualidade são características que variam de importância, dependendo da cultura em questão. Na Inglaterra, por exemplo, onde impera a "pontualidade britânica", chegar atrasado a um compromisso é uma grande falta de respeito.

O significado de Assiduidade está na categoria: Geral