Significado de Biodiversidade

Compartilhar no Facebook

O que é Biodiversidade:

Biodiversidade é a grande variedade de formas de vida (animais e vegetais) que são encontradas nos mais diferentes ambientes. A palavra biodiversidade é formada da união do radical grego “bio” (que significa vida) mais a palavra “diversidade” (que significa variedade).

A biodiversidade é formada por espécies vivas que compreende plantas, animais e micro-organismos, que povoam desde as profundezas dos oceanos até as mais altas montanhas. É composta por uma enorme diversidade de espécies compreendidas como indivíduos semelhantes, com capacidade para se reproduzir entre si e naturalmente.

O número de espécies vegetais e animais apresentam maior concentração nas áreas tropicais do planeta. Calcula-se que no Brasil estão concentrados 2/3 das espécies de plantas e animais existentes na superfície da Terra, constituindo a região de maior biodiversidade do mundo.

A biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio das espécies em todo o mundo, e a ligação estreita que existe entre os seres e o ambiente resulta em sistemas complexos, os ecossistemas, que reúnem fatores vivos (plantas animais – incluindo o ser humano e micro-organismos) e por fatores não vivos (luz, água, ar, Sol etc.) que se relacionam entre si em equilíbrio realizando trocas de energia e de matéria. As florestas, a caatinga, a tunda, os cerrados, os rios, os oceanos, os lagos são alguns exemplos de ecossistemas. A soma de todos os ecossistemas existentes na Terra forma a biosfera (camada da atmosfera que engloba os seres vivos).

Ameaça à biodiversidade

A maior ameaça à biodiversidade é a ação humana, que vem transformando a natureza. A derrubada da floresta para a prática da agricultura e da pecuária e a exploração da madeira, provoca impactos sobre o meio ambiente, como alteração na cadeia alimentar, com a extinção de espécies animais e vegetais, a erosão do solo, a poluição da atmosfera pela queimada das matas, a poluição do solo e da água com o uso de agrotóxicos e muitas outras agressões aos ecossistemas.

O significado de Biodiversidade está na categoria: Geral