Significado de Biodiversidade

Compartilhar no Facebook

O que é Biodiversidade:

Biodiversidade é a variedade de formas de vidas no planeta, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e os complexos ecológicos do qual fazem parte, além da diversidade dentro das espécies, entre espécies e ecossistemas.

A biodiversidade terrestre varia conforme as diferentes regiões ecológicas e  apresenta maior número de espécies nas regiões tropicais do que nas regiões de clima temperado.

A biodiversidade é responsável por garantir o equilíbrio dos ecossistemas, do mundo todo, já que a espécie humana depende da biodiversidade para sobreviver.  A principal ameaça à biodiversidade é a ação humana, através dos desmatamentos, das queimadas e da poluição. O dano causado à biodiversidade prejudica não somente as espécies que habitam naquele local, mas prejudica também a rede de relações entre as espécies e o meio onde vivem. Por causa dos desmatamentos e das queimadas, muitas espécies são extintas, antes que possam ser estudadas, ou que alguma ação seja tomada para tentar a preservação da espécie.

A Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal abrigam a maior biodiversidade do nosso planeta.

O significado de Biodiversidade está na categoria: Geral