Significado de Cadeia Alimentar

Compartilhar no Facebook

O que é Cadeia Alimentar:

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência e produção de energia.

A cadeia alimentar possui um fluxo de energia, que começa nos produtores, que são as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herbívoros e os carnívoros e chega aos decompositores, como fungos e as bactérias, passando por vários níveis tróficos. O ciclo vai recomeçar após os decompositores reciclarem a matéria orgânica.

A energia e os nutrientes utilizados por todos os organismos, através da cadeia alimentar, vai se perdendo no momento de cada transferência, na forma de calor que não é reaproveitável. Portanto, se os envolvidos na cadeia alimentar forem em número menor, mais energia terão os organismos envolvidos nesta cadeia.

O desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, estão ocorrendo cada vez mais problemas em cadeias alimentares e por consequencia, prejuízos para o ecossistema. A caça predatória de animais, a poluição das águas, do ar e a contaminação de rios são os fatores que influem diretamente na cadeia alimentar.

O significado de Cadeia Alimentar está na categoria: Geral