Significado de Cadeia Alimentar

Compartilhar no Facebook

O que é Cadeia Alimentar:

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência e produção de energia.

A cadeia alimentar possui um fluxo de energia, que começa nos produtores, que são as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herbívoros e os carnívoros e chega aos decompositores, como fungos e as bactérias, passando por vários níveis tróficos. O ciclo vai recomeçar após os decompositores reciclarem a matéria orgânica.

A energia e os nutrientes utilizados por todos os organismos, através da cadeia alimentar, vai se perdendo no momento de cada transferência, na forma de calor que não é reaproveitável. Portanto, se os envolvidos na cadeia alimentar forem em número menor, mais energia terão os organismos envolvidos nesta cadeia.

O desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, estão ocorrendo cada vez mais problemas em cadeias alimentares e por consequência, prejuízos para o ecossistema. A caça predatória de animais, a poluição das águas, do ar e a contaminação de rios são os fatores que influem diretamente na cadeia alimentar.

Cadeia alimentar e teia alimentar

A diferença entre cadeia e teia alimentar é que uma cadeia alimentar é uma sequência linear que indica qual ser vivo serve de alimento para outro, enquanto a teia alimentar é o conjunto de cadeias alimentares.

A teia alimentar é representada graficamente com um grande número de seres vivos, revelando um conjunto de cadeias alimentares com setas que indicam quem consome quem. As setas desse conjunto de cadeias alimentares fazem com que haja a semelhança com uma teia de aranha, e por isso surgiu a designação "teia alimentar".

O significado de Cadeia Alimentar está na categoria: Geral